Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://www.tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.2013.012
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Artigo Original

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CHAPAS DE AÇO DESTINADAS À INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA COM O USO DA TÉCNICA SPOTFACE

EVALUATION OF CORROSION RESISTANCE OF STEEL SHEETS FOR AUTOMOTIVE INDUSTRY WITH THE USE OF THE SPOTFACE TECHNIQUE

Costa, Alberto Nei C.; Santos, José Carlos dos; Carvalho, José Eduardo R. de; Oliveira, Neilor da Silva; Martins, Thiago de Souza

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Resumo

Com a crescente competitividade entre os diferentes fabricantes de automóveis torna-se cada vez mais necessário às empresas desenvolverem projetos inovadores de carroceria, objetivando a redução de peso e custo. Outro fator que deve ser considerado é a durabilidade da carroceria que é função da resistência à corrosão dos materiais empregados. Esta última característica tem conduzido as montadoras à realização de trabalhos conjuntos com os seus fornecedores, visando sempre a seleção mais apropriada dos materiais. O resultado desse trabalho leva sempre à necessidade de utilização de diferentes tipos de aço, revestidos com zinco puro ou ligas de zinco. Neste contexto, o desafio em geral enfrentado pelas montadoras é o tempo necessário para seleção e aprovação de um material diante das diferentes alternativas possíveis. Este trabalho teve como objetivo a realização de um estudo de resistência à corrosão de vários materiais destinados à fabricação de carrocerias, utilizando a técnica denominada spotface, que tem como principal vantagem a redução do tempo necessário para uma avaliação comparativa entre diferentes materiais, quando testados em ensaios acelerados ou de campo, sendo, portanto, capaz de fornecer resultados em menor tempo, quando comparada à técnica tradicionalmente utilizada, scribe. Foi utilizado ensaio acelerado de corrosão, realizado conforme procedimentos recomendados pela General Motors do Brasil.

Palavras-chave

Corrosão, Spotface, Galvanizado

Abstract

Innovation, leading to weight and cost reduction, is a key word concerning the design of steel auto body for auto makers that aim to keep and improve their market share worldwide. On the other hand, auto body life, which is related to the corrosion resistance of the materials employed, should always be considered. The latter has led the auto makers to team up with suppliers to find the best solutions concerning the materials selection. The end result always points towards different sets of steels either zinc-coated or zinc alloyed-coated. Taking all these aspects into consideration, the overall challenge the auto makers face is to mitigate the time required for selection and narrow down the options available. This paper studies the corrosion resistance of several materials applied on steel auto bodies using the technique named spotface, which main advantage is reducing the time required by the traditional scribe to evaluate and compare different materials, when they are submitted either to accelerated or field corrosion testing. Concerning the accelerated corrosion testing, they were performed according to the General Motors do Brasil’s requirements.

Keywords

Corrosion, Spotface, Galvanized

Referências

1 JORDAN, D. L; FRANKS, L. L.; KALLEND, J. S. Measurement of underfilm corrosion propagation by use spotface paint damage, nº 95384. In: CORROSION 1995: THE NACE INTERNATIONAL ANNUAL CONFERENCE AND CORROSION, 1995, Orlando. Proceedings… Houston: Nace International, 1995.

2 CARNEIRO, J. C. G., Avaliação da técnica “spotface” empregada para análise da corrosão de aços revestidos. 1998. 156 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica) – Escola de Engenharia Industrial de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense, 1998.

3 COSTA, A. N. C. Análise comparativa das técnicas “spotface” e “scribe” na avaliação da resistência à corrosão de aços revestidos e pintados. 1999. 103 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica) – Escola de Engenharia Industrial de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense, 1999.

4 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11003: Tintas - determinação da aderência. Rio de Janeiro, 2009.

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