Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://www.tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.2013.040
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

DEZ ANOS DE DESAFIO: CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE MATERIAIS, METALURGIA E MINERAÇÃO NO BRASIL

Silva, André Luiz V. da C. e

Downloads: 0
Views: 163


Com este exemplar a revista TMM completa 10 anos. Os objetivos da revista, dentro da realidade brasileira, representam um desafio especial. Embora sejamos um País reconhecido, mundialmente, como um player importante na área da produção científica, temos uma conhecida dificuldade em transformar ciência em tecnologia. Os diversos esforços dispendidos ao longo de décadas para fomentar o desenvolvimento da tecnologia industrial e sua evolução a partir da nossa ciência, tais como os exemplares programas da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e do Comércio - MIC na década de 1970, a Lei 10.973, de 2/12/2004, denominada “Lei da Inovação”, a Lei 11.196, de 21/11/2005, conhecida como a “Lei do Bem” e a inclusão do tema “Inovação” no nome do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT em 2011 têm melhorado este quadro, mas ainda há muito a fazer.

A proposta da revista TMM é ser um veículo capaz de divulgar Ciência e Tecnologia na nossa área, preferencialmente na língua portuguesa, visando contribuir para a transformação de ciência em tecnologia, para a educação dos nossos técnicos e engenheiros e desejando ter um importante efeito sinérgico na interação entre estes dois campos de atuação dos engenheiros e cientistas. O desafio de estimular a atuação dos engenheiros e cientistas no chamado “Quadrante de Pasteur” (STOKES, 1997) – onde se busca pesquisa com aplicabilidade e avanço do conhecimento – está, assim, presente no foco do dia a dia da revista.

Os desafios não são pequenos: na falta de tradição, é comum entender-se tecnologia e seu desenvolvimento como empirismo, assim como encontrar trabalhos científicos mais “especulativos” do que baseados nos métodos de Francis Bacon, René Descartes ou de Karl Poppe. O trabalho dos revisores e editores deste periódico, orientando autores, revisando estes trabalhos e até recomendando alterações tem sido fundamental para que as publicações na revista tenham o nível que hoje atingimos, permitindo a indexação da mesma em organismos importantes, assim como seu reconhecimento no sistema brasileiro de avaliação de periódicos (CAPES-QUALIS).

Não é possível aqui citar todos os revisores e editores que contribuíram para o nosso sucesso nestes dez anos. Aqui fica o agradecimento a todos por este trabalho árduo e voluntário. Cabe, entretanto, lembrar aqueles que nos guiaram até aqui, nesta década de desafios: os editores-chefes Prof. Fernando Cosme Rizzo Assunção, Prof. Roberto Ribeiro de Avillez e o Prof. Carlos de Moura Neto, assim como os editores executivos, frequentemente mais ocupados do que os editores-chefes: Prof. Roberto Ribeiro de Avillez, Prof. Carlos de Moura Neto, Prof. Ronaldo Barbosa e Prof. Rodrigo Magnabosco. A estes colegas que conduziram a revista até o nível que hoje atingimos, devemos o reconhecimento e agradecimento.

Esperamos, nos próximos anos, iniciar a apresentação de artigos de revisão convidados, ampliar o leque de submissões espontâneas à revista e conseguir manter o difícil balanço de contribuir para a divulgação tecnológica mostrando sua base científica, assim como divulgar o trabalho científico que instigue os investigadores tecnológicos e engenheiros quanto a sua aplicabilidade. Que nossa revista seja realmente um veículo de ligação entre ciência e tecnologia na área de Materiais, Metalurgia e Mineração e que contribua para a formação de novos engenheiros e cientistas (com visão de inovação tecnológica) é nosso desejo para a próxima década.

Referências

Stokes DE. Pasteur’s Quadrant - Basic science and technological innovation. Washington: Brookings Institution Press; 1997
588696e67f8c9dd9008b4757 tmm Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections